top of page
Foto do escritorDra. Priscila Branas

Alimentação infantil- Parte 2

Atualizado: 21 de set. de 2022

A partir dos 6 meses de idade, o bebê iniciará a introdução alimentar. Como dito no post anterior (Alimentação infantil- Parte1) nesta fase o bebê está APRENDENDO a comer, então não se frustre se ele comer pouco ou se no início rejeitar algumas comidas. O aleitamento materno (ou fórmula) continua sendo o principal alimento nessa fase (até um ano de idade).


Como fazer a primeira refeição?

Cada criança é única e não existe uma regra padronizada para cada uma. Uma opção para o início da introdução alimentar é começar com uma fruta. Não existe uma fruta melhor ou pior. Amasse uma fruta (por exemplo meia banana) no pratinho e ofereça para a criança. É muito comum o bebê rejeitar a fruta nessa primeira refeição. Ele ainda não conhece o gosto nem a textura e pode estranhar. Isso é normal. Mantenha o aleitamento como antes nessas primeiras semanas. Durante a primeira semana da introdução alimentar varie as frutinhas (cerca de duas papinhas de fruta por dia). Se tudo for bem, parabéns!! Pode-se iniciar a introdução da papa principal!


Como é a papa principal ou comida salgada?

Primeiro não deve conter sal... E deve ser sempre preparada com alimentos saudáveis, sem nenhuma adição de produtos industrializados. Não deve ser batida no liquidificador, nem peneirada. A consistência da comida é muito importante para fortalecer os músculos da mastigação. As carnes devem ser bem cozidas e oferecidas em pedaços pequenos (picados ou desfiados). Alimentos crus, como frutas e alguns legumes, podem ser raspados ou amassados.


A papa principal deve conter os 4 grupos alimentares, isso é muito importante.


Quais são os 4 grupos alimentares?

  • Proteínas

  • Legumes e verduras

  • Carboidratos

  • Grãos

Grupos alimentares. Fonte: Guia alimentar da criança brasileira, Ministério da Saúde

No primeiro mês da Introdução Alimentar, pode-se optar por oferecer a papa principal no almoço. A partir do sétimo mês de idade, o ideal é a criança comer almoço e jantar.


Pontos importantes:

  • A consistência da papa deve ir aumentado com o passar dos meses. Com 1 ano de idade a criança deve comer a comida com a mesma consistência da família.

  • Faça da refeição um momento gostoso e de aprendizado. Deixe a criança brincar com os alimentos.

  • Sempre respeite a saciedade do bebê. Evite frases como "só mais uma colherzinha", "se comer tudo vou ficar muito feliz". A criança vai parar de comer quando não estiver mais com fome, assim como nós adultos fazemos. Ela ainda não sabe preparar o próprio prato para colocar a quantidade que deseja.

  • Se a criança tem peso e estatura adequados para a idade, muito provavelmente a quantidade que ela come está sendo suficiente.

  • Gostar de um certo alimento também é um aprendizado. Não desanime se seu filho não gostar de verduras logo de cara. Continue oferecendo. E principalmente não o rotule "meu filho não gosta cenoura". Esses rótulos podem durar a vida toda e a criança pode perder a oportunidade de tentar comer esse alimento no futuro.





Comments


Agende:

bottom of page