Você sabe qual é a forma mais segura do bebê dormir e porque esse tema é tão importante?
Você sabe o que significa Síndrome da Morte Súbita do Lactente?
A Síndrome da Morte Súbita do Lactente é um termo usado para descrever a morte de um bebê com menos de 1 ano de idade de forma inesperada. Ou seja, um bebezinho que estava super bem, crescendo e sem qualquer problema e simplesmente acaba falecendo dormindo.
É a principal causa de óbito de lactentes de 1 a 12 meses de vida, sendo o período de maior risco até os 6 meses de vida. Após investigação, a causa da morte pode ser explicada por sufocamento ou estrangulamento acidental na cama e nos lençóis, infecção, engasgo, lesão ou disfunção cardíaca ou metabólica.
É um tópico muito triste, mas que merece atenção e prevenção.

E como prevenir que isso aconteça?
Um ambiente de sono seguro reduz o risco das mortes infantis relacionadas ao sono:
Coloque o bebê para dormir de barriga para cima em todas as sonecas e no sono da noite. Bebês que já “rolam” e mudam de posição à noite, em um ambiente seguro, não há necessidade de serem desvirados.
Use uma superfície firme e plana para dormir, não reclinada, de preferência o berço, que tenha o selo de conformidade (no Brasil, do INMETRO).
Certifique-se de que o colchão se encaixe perfeitamente no berço, não deixando espaços.
O berço seguro é o berço sem muitas coisas: não se deve usar travesseiros, brinquedos, “naninhas”, cobertores, edredons ou roupas de cama soltas. Não utilize protetor de berço. Não use ninhos.
Se estiver frio, vista o bebê com várias camadas de roupa ou use o saco de dormir para bebês. Não ponha gorro para dormir.
Evite dormir com seu bebê na mesma cama.
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade de Pediatria de São Paulo
Comments